A Sucessora foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 18 horas de 9 de outubro de 1978 a 2 de março de 1979. Foi uma adaptação do livro homônimo de Carolina Nabuco, feita por Manoel Carlos e dirigida por Herval Rossano, Gracindo Júnior e Sérgio Mattar. Teve 125 capítulos.A novela tem como Susana Vieira e Rubens de Falco como protagonistas e Natalia Timberg como antagonista principal da novela.Trama
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Os recém-casados Roberto e Marina Steen enfrentam dificuldades em sua relação por conta da memória da ex-mulher de Roberto, Alice Steen. Cultuada num retrato, mesmo depois de morta, Alice exerce um fascínio todo especial em todos com quem conviveu, principalmente na governanta Juliana, absolutamente fiel à antiga patroa e apaixonada pelo patrão. Vendo em Marina uma intrusa que está ocupando um lugar que não lhe pertence, Juliana mantém na mansão um clima de mistério e cria intrigas para separar o casal, chegando a levantar uma suspeita quanto a um relacionamento de Marina com Lopes, ex-capataz da fazenda onde a moça vivia.
Mas outras pessoas também torcem pela desunião do casal, como Adélia, antiga rival de Marina, e Miguel, que perdeu o amor da prima. Ainda, Marina, jovem criada com toda a simplicidade do campo, é obrigada a defrontar-se com um mundo repleto de etiquetas e francesismos, como mandava a sociedade do Rio de Janeiro, capital do país na década de 20.
[editar] Elenco
Suzana Vieira - Marina Steen
Rubens de Falco - Roberto Steen
Natália Thimberg - Juliana
Paulo Figueiredo - Miguel
Arlete Salles - Germana
Kadu Moliterno - Vasco
Mário Cardoso - Pedro Monte
Lisa Vieira - Adélia
Tetê Pritzl - Luísa
Célia Biar - Filomena
Ary Coslov - Munhoz
Miriam Pires - Guilhermina
Beatriz Veiga - Emília
Sônia de Paula - Isabel
Paulo Pinheiro - Antônio
Munira Haddad - Ondina
Jorge Cherques - Lopes
Heloísa Helena - Madame Sanches
Patrícia Bueno - Laurita
Carmem Monegal - Vanice
Rosana Penna - Lúcia de Góes
Francisco Dantas - Dr. Moretti
Ankito - Edmundo Macedo
Sidney Marques - Tião
Jota Borroso - Benedito
Cauê Filho - Padre Manfredo
Marcos Toledo - Arthur Neves
Pietro Mário - Padre Eládio
Apolo Corrêa - Carlos
Reginaldo Daniel - Edu
Patrícia Parker - Branca
D'artangnan Mello - José
Luís Vasconcelos - Pedro
Alessandra Vieira - Alice Steen
Telma Lima - Leonor
Joana Rocha - Ana
Alcebíades Bandeira - Júlio
Celi Peterson - Aparecida
Lony Nunes - Olívia
Gracindo Júnior - Epaminondas
[editar] Trilha sonora
Ontem ao Luar - Fafá de Belém (tema de Marina e Roberto)
Santa Maria - Hermes Aquino
Odeon - Nara Leão (tema de abertura)
Mal-me-quer - Maria Creusa (tema de Juliana)
Como Se Fosse - Lucinha Araújo
Gadu Namorando - Os Carioquinhas
[editar] Abertura
A abertura, foi criada por Hans Donner, Sérgio Liuzzi e Nilton Nunes,que mostrava uma seqüência de cartões-postais românticos da década de 1920. Eles foram cedidos à produção da novela pela colecionadora Ismênia Dantas. A trilha sonora era ODEON de Nara Leão
[editar] Curiosidades
Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando-se itens relevantes e removendo-se os inapropriados.
Uma das melhores produções de época para o horário das 18 horas, com perfeita reprodução do Rio de Janeiro da década de 20.
A Sucessora tem muito a ver com o filme de Hitchcock: Rebecca, a mulher inesquecível, de 1940, baseado no livro de Daphné du Maurier. No entanto, ao contrário do que se poderia imaginar, foi Daphne a plagiária, já que Rebecca foi escrito alguns anos depois de A Sucessora, escrito por Carolina Nabuco. Há investigações sérias dando conta que, de fato, Daphne leu A Sucessora antes de escrever Rebecca.
Foi a segunda telenovela a ser reprisada na sessão Vale a Pena Ver de Novo de 17 de novembro de 1980 a 8 de maio de 1981, em 125 capítulos.
A telenovela A Sucessora ganhou duas versões na América Latina: Manuela, em 1991, na Argentina, e Isabella, una mujer enamorada, em 1999, no Peru.
A sucessora foi vendida para mais de 50 países, entre eles Angola, Holanda, Itália, Suíça e URSS foi considerada um grande sucesso no horário das 18 horas.
Transmissão original 9 de outubro de 1978- 2 de março de 1979
N. de episódios 125
Nenhum comentário:
Postar um comentário